A avaliação neuropsicológica permite uma análise minuciosa do desempenho cerebral e de suas funções cognitivas. Isso é feito através da aplicação de instrumentos padronizados (testes, baterias e escalas), que medem os níveis de habilidades em áreas como: Atenção, percepção, linguagem, raciocínio abstrato, memória e aprendizado – inclusive no âmbito acadêmico.
A avaliação neuropsicológica é recomendada em casos que exista suspeita de dificuldade cognitiva de origem neurológica ou comportamental.
São elas:
- Déficits causados por abuso de drogas, álcool e outras substâncias;
- Demências;
- Dificuldade de Aprendizagem, dislexia e outras áreas acadêmicas;
- Dificuldade Intelectual;
- Doenças Neurodegenerativas;
- Epilepsia;
- Lesões cerebrais decorrentes de traumatismos;
- Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade;
- Transtorno do Espectro Autista;
- Transtornos Neuropsiquiátricos.
É importante iniciar tratamentos recomendados com uma equipe multidisciplinar para lidar com as dificuldades encontradas durante a avaliação neuropsicológica.
A Reabilitação Cognitiva é uma parte do tratamento que consiste em disponibilizar atividades para pacientes com funções cognitivas prejudicadas, após sua avaliação neuropsicológica.
A intervenção tem como objetivo diminuir a incapacidade ou desvantagem originada pelas limitações nas atividades rotineiras do paciente, promovendo uma melhor adaptação à vida normal e compensação pelos impactos desses déficits.
O objetivo das atividades de reabilitação cognitiva é ajustar, organizar e estimular essas funções para que os pacientes possam desenvolver habilidades de pensamento crítico em situações cotidianas. Além disso, o objetivo é melhorar seu autoconceito e motivação, ajudando-os a definir metas claras para si próprios e, ao mesmo tempo, construir planos de ação para atingir essas metas. Isso promove a motivação e o autocontrole nos pacientes.
Agende sua avaliação pelo WhatsApp 011 96871-4683
Neuropsicologia
A Neuropsicologia estuda as relações entre o cérebro e o comportamento. Por meio da avaliação Neuropsicológica, é possível investigar quais funções cognitivas estão preservadas e quais estão comprometidas, tais como a atenção, memória, percepção, linguagem, raciocínio, aprendizagem, visuoconstrução, funções executivas, processamento de informação e afeto, por exemplo.
Quem pode realizar a Avaliação Neuropsicológica?
Crianças, adolescentes, adultos e idosos que apresentem queixas cognitivas (desatenção, problemas de aprendizagem, esquecimento, dentre outros).

